3 Plantas e seus Óleos de Poder

Desde que trabalhei no projeto Plantas Medicinais e os Cuidados com a Saúde, tornei-me apaixonada por óleos essenciais e especialmente hoje estou inspirada para escrever sobre eles aqui também.

Óleos essenciais são obtidos a partir da extração de plantas, especialmente medicinais, portanto são, em sua maioria, terapêuticos, promovendo bem-estar e outros efeitos na nossa saúde. E que tal falarmos sobre óleos que nos apoderam? ~ coragem, vitalidade, determinação ~ podem ser sensações estimuladas por um frasco de aromas mágicos.

Mas antes, gostaria de lembrar vocês que a definição da OMS para plantas medicinais é curiosa: são as que possuem uma história ancestral como agente terapêutico. No relatório de 1999, a organização afirma que 80% da população dos países em desenvolvimento utilizam medicinas ancestrais, das quais 85% envolvem plantas medicinais. Ou seja, os usos de óleos essenciais, assim como o de plantas terapêuticas, remetem-nos a uma rede de saberes que tem história e cultura, passados de geração para geração. 

Além de termos, em partes, perdido muitos elos com estes saberes ancestrais, os óleos essenciais são extraídos de plantas e hoje muitas delas infelizmente passam por processos agrícolas que utilizam agrotóxicos. Por isso, você pode sempre secar suas plantas em casa para fazer uma tintura, que não é o óleo mas tem propriedades semelhantes (pesquise sobre tinturas!), ou então procurar por um fornecedor de óleos essenciais confiável. 

🍃 Manjericão🍃

Esse óleo dá uma sensação de “Sim, eu posso”, ao mesmo tempo que relaxa e alegra. Uso quase todo dia no meu colar difusor e frequentemente as pessoas me perguntam: “que cheiro é esse, mulher????” ~ acho que é porque ele envolve os outros no seu entusiasmo.

~ pequena história ~

O manjericão, ou Ocimum basilicum L., que parece italiano por natureza, nasceu na Índia e é sagrado para os hinduístas. Os praticantes desta cultura religiosa utilizam ramos de manjericão perto do coração, como símbolo de prosperidade. Seu cultivo data 5.000 a.c. e foi muito utilizado também na medicina hipocrática grega.

~ ideia mágica ~

Você pode fazer um escalda pés com o óleo essencial de manjericão, ou com suas folhas secas que também exalam seus óleos essenciais. Numa água morna, pingue 5 gotas do óleo ou coloque um punhado de folhas e relaxe seus pés por no máximo 25 minutos.

🍃 Patchouli 🍃

Uma coragem pacífica mesclada com sedução, esse é a sensação que eu tenho ao sentir o aroma intenso do patchouli. Acho que ele é um óleo essencial ousado porque fortalece a autoestima.

~ pequena história ~

Pode-se falar “paz e amor” para o aroma de patchouli ou Pogostemon Cablin, porque a planta ficou famosa nos movimentos hippies dos anos de 1960. Era uma planta famosa na Índia e se popularizou na contracultura pelo Ocidente. 

~ ideia mágica ~

Você pode usar o patchouli como perfume. Ele é um óleo que, em poucas quantidades, pode ser usado diretamente na pele.

🍃 Gerânio 🍃

Ainda não usei o óleo de gerânio, mas pelas minhas pesquisas é um ótimo óleo para fortalecer a energia vital, especialmente nas mulheres. Afasta os medos e traz coragem para ação e intenção. Confiança mulherada!

~ pequena história ~

Pelargonium graveolens é uma planta da África do Sul, que se deu bem nos jardins ingleses do século XVII. Já a primeira destilação do seu óleo essencial aconteceu em mãos francesas. Hoje seu óleo é produzido entre Egito, China e alguns países da África.

~ ideia mágica ~

Você pode utilizar algumas gotas de gerânio no seu aromatizador para envolver seu ambiente com confiança feminina. Além do mais, você pode plantar vários vasos com gerânios na sua casa, elas são plantas fáceis de cultivar 🙂

E para acompanhar toda essa coragem, nada como uma playlist especial de proteção ~ como a que criei com a Paper Planes para a News Cósmica #001 e que pode ser ouvida aqui. Desejo para todas muita cofiança nesse final de ano, com clareza e paz mental.

📚 Fontes Consultadas

Relatório Internacional Essential Oils and Oleoresins, link

Artigo Origin of The Name ‘patchouli’ and its history, link

Resumo apresentação Food for Thought, link

TCC Manjericão – uma revisão, link

Relatório WHO 1999, link


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s