Como secar ervas?

Diversas culturas ancestrais utilizavam o método de secagem de plantas para o inverno ~ especialmente nos lugares frios ~ e assim as ervas secas foram de certa forma protagonistas da história do herbalismo e da construção do saber herbário. E lá eu ia saber que seria tão fácil produzir minhas próprias ervas secas em casa, talvez como sempre fizeram ao longo dos séculos?

O Processo de Secagem

Escolhi dois tipos de manjericão, lavanda, alecrim e umas flores, estas para testar como ficaria.

Aprendi que, para colher a lavanda, é melhor quando sua flor não está totalmente aberta e o manjericão quando está dando flores. Perceba que no momento de fazer a poda, o ideal é cortar os galhos na parte que está próxima ao outro galho ~ geralmente mais firme ~ que o sustenta.

Depois de colhidas, você pode amarrar com um barbante maços de cada uma das plantas. Tem que amarrar bem firme, porque elas vão secar e murchar, ou seja, diminuem o tamanho. Vi que algumas pessoas usaram elástico para fazer isso ~ é outra opção.

Para pendurar os maços já amarrados, entorte arames no formato de ganchos ou entorte clipes também no formato de gancho. Fiz os dois e deu certo 🙂

Ganchos feitos de arame ou clipes entortados funcionam bem.

Você pode pendurar os ganchinhos num barbante tipo varal na horizontal, numa corda grossa que possa ser espetada na vertical ou fazer como eu fiz, numa corrente metálica daquelas que sustenta vasos de teto.

Corrente que usei para pendurar os ganchinhos, bem prática!

É importante deixar as plantas secando num lugar: seco, fresco e na sombra. A luz solar não seca a planta, apenas queima e a faz perder suas propriedades.

Depois de aproximadamente um mês, elas já ficam secas e podem ser guardadas em potinhos de tempeiros, maceradas no óleo para massagens, embebidas no álcool para produção de tintura ou até mesmo como decoração.

Minha corrente de plantas, algumas já secas, outras em processo de secagem 🙂

Só de fazer esse processo dá uma sensação de reencontro ancestral, além de que os maços enquanto estão secando acabam enfeitando e perfumando a casa! Vocês também se sentem mágicos quando fazem esse tipo de coisa?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s