O que as fases da lua tem haver com você?

Muitos de nós, acostumados a viver em grande cidades onde as estrelas não aparecem ou simplesmente esquecidos do que acontece nos céus, nem notamos que os astros circulam cosmicamente ao redor da gente, não é mesmo? Eu era assim. Até que um belo dia tive um sonho onde alguém me apontava uma lua cheia amarela gigante nascendo no horizonte e me falava: “presta atenção”.

Processed with VSCO with a1 preset

Assim eu fiz. Comecei a estabelecer relações entre as fases lunares e minha vida. Descobri que muitos dos nossos antepassados observavam as relações entre a lua e a natureza, usando o movimento dela para pensar o tempo e o calendário. Hoje, misturo o calendário normal (gregoriano) com as fases da lua, inspirando-me na energia de cada fase lunar um sentido para minhas ações e planejamentos. Quer conhecer também os significados relacionais de cada fase da lua? Olha só:

primeiro, sobre a lua

A lua gira ao redor dela mesma e gira ao redor da Terra, de forma que vemos apenas uma mesma face dela. Uma lunação é o nome dado para o período entre duas luas novas, que dá mais ou menos 29,5 dias, onde a lua passa mais ou menos 7 dias em cada fase.

lua nova

É a fase do início da lunação, quando a escuridão toma conta do céu e não vemos o reflexo do sol na lua, pois sua metade iluminada está de costas para a terra. A escuridão faz refletirmos mas também é uma possibilidade de começar tudo de novo. Podemos nos inspirar por uma energia de inícios, começar projetos, ideias, semear pequenas sementes ou grandes mudinhas para nossa vida. A força da lua nova nos ajuda a estabelecer intenções que queremos para o mês e para a vida – e porque não aproveitar? Ótimo momento para escrever pensamentos, anotar projetos, reunir pessoas, organizar intenções, dar pequenos ou grandes passos em direção aos seus objetivos de vida, sejam eles fazer uma viagem, ter um filho ou montar um terrário. O fogo está sendo aceso!

lua crescente

A luz da lua agora entra na fase de crescer e se expandir no céu. Muitas coisas que estavam escuras antes, vão se tornando pouco a pouco mais claras. Para nossos projetos de vida crescerem, precisamos agora cultivar, regar, cuidar com carinho. Essa fase da lua inspira o esclarecimento em relação aos nossos pensamentos e intenções para podermos os nutrir e investir – nosso tempo, nosso afeto, nossos recursos. A energia da lua crescente é muito importante para darmos continuidade às coisas, com paciência e dedicação e aquela ideia começada na lua nova não ser só um fogo de palha.

lua cheia

Nessa fase, a lua fica radiante e brilhante no céu. Reluz para nossos olhos, assim como nós sentimos sua força dentro do peito. Tanta luz nos convida para celebrar e agradecer pelo crescimento das nossas ideias, projetos e intenções. Olhe para trás e veja onde você está hoje. Não é maravilhoso? Tanta luz ajuda a vermos as coisas com mais nitidez e pode ser que algumas situações podem chegar ao fim, porque, afinal, a consciência agora está muito clara. A lua cheia é um bom momento para reunir com os amigos, celebrar e agradecer pela nossa caminhada, assim como encerrar detalhes dos projetos de vida semeados na lua nova e que podem ser finalizados ou encaminhados.

lua minguante

A lua vai se recolhendo na fase minguante, até se fechar. Esse contraimento de sua luz nos convida a refletir sobre o que fizemos até agora e avaliar o que precisamos limpar e desapegar para podermos seguir em frente. Pode ser um bom momento para fazer uma faxina na casa, nos armários, nas roupas e na vida. Que ideias não servem mais e estão bloqueando os projetos de vida? Escute-se, responda os seus anseios e se questione sobre suas escolhas. Criando espaço na lua minguante, a próxima lua nova vem com tudo para outros e inspiradores inícios.

equilibrista 03

E você, também se inspira nas fases da lua para pensar seu mês? Me conta como você faz? 

Beijos de lua,

Júlia

3 thoughts on “O que as fases da lua tem haver com você?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s