O que levar para os Andes peruanos?

IMG_6903

É deslumbrante a geografia da região de Cusco e do Vale Sagrado. Montanhas imensas, campos de milho, de trigo, terraças verdes, árvores imensas, relva verdejante, geleiras no horizonte, diferentes cactáceas, flores do campo, paisagens desérticas, selva amazônica, rios, lagos, cachoeiras… uma diversidade ambiental fantástica, porque só 87% de todos os climas que existem no planeta terra se concentram ali.

Experienciar isso tudo é lindo, mas requere alguns cuidados para quem não está acostumado. É chuva, é sol, é frio, é calor, é vento, é terra, é subida e descida, tudo no mesmo dia de um viajante deslumbrado. Anotei alguns itens que podem deixar a viagem mais agradável:

Protetor solar

Pra ter uma noção, eu esqueci do protetor e me queimei tanto nos três primeiros dias que minha pele descascou o resto da viagem. Geralmente os passeios são feitos sob o sol das 11h ou 12h, que é forte pra caramba

Chapéu

O sol queima até o couro cabeludo, vão por mim.  

Protetor Labial

O protetor labial tem efeito coringa: protege os lábios do sol e do frio. Em alguns momentos, é frio demais, especialmente a noite e quem tem sensibilidade nos lábios tem que cuidar.

Óleo vegetal

A pele resseca muito, pelo frio e pelo clima mais seco da região. Um pouco de óleo vegetal resolve e hidrata. Minhas cutículas, por exemplo, sangraram vários dias aleatórios.

Copo Térmico

Além do inevitável chá de coca, bebe-se muitos outros chás na região: anis, camomila, munha. Um copo térmico é um grande parceiro principalmente no frio da noite, podendo ser levado para qualquer lugar. Geralmente nos hotéis e restaurantes servem agua caliente gratuita.

Saias

Como é muito quente ao longo do dia, ainda mais para quem é explorador como eu e fica caminhando horas sem parar, saias midi são uma opção interessante. Meu uniforme de viagem foi praticamente saia, bota, uma camiseta, um blusão e um casaco. Quando chegava o frio da noite, eu colocava uma legging ou uma meia calça, touca, cachecol e luvas.

Capa de Chuva

Sim, chove do nada na região. Eu acabei não usando a capa que levei porque dei sorte de chover pouquinho, mas é legal ter sempre em mãos uma capa, especialmente se estiver em Machu Picchu. Na cidade e nas entradas dos sítios, locais vendem capas baratinhas também caso necessário.

Papel Higiênico

O único banheiro com papel que encontrei na viagem toda foi o do aeroporto e do hotel. Nos sítios, restaurantes, públicos, não existe papel, então leve um bolinho no bolso.

Calça ou jaqueta com bolsos

Como os passeios nos sítios arqueológicos exigem esforço e agilidade, não é legal ficar carregando bolsa. Por isso, bolsos grandes são ótimos para colocar itens de sobrevivência: passaporte, celular, bateria extra, protetor labial, papel higiênico e protetor solar.

Garrafa

Tem que se hidratar com tanta subida e descida, mas não precisa comprar garrafa de plástico todo dia não. Dá pra levar aquela garrafa amiga, pegar água do hotel, comprar água grande no supermercado – reduzir o plástico dos oceanos sempre uma missão no mundo do petróleo.

No mais, tem que levar muito respeito pela magia das montanhas.

Beijos estelares

Júlia

3 thoughts on “O que levar para os Andes peruanos?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s